quarta-feira, junho 14, 2006

As causas da queda de cabelo

O principal factor que leva à perda de cabelo é a genética. Cerca de 50% das crianças com pais que apresentam sintomas perda de cabelo tornam-se calvos. A outra causa mais comum de perda de cabelo é a grande quantidade de hormonas masculinas Dihidrotestosterona (DHT) no folículo do cabelo. Esta hormona é produto da transformação metabólica daTestosterona, por acção da enzima 5 Alpha-Reductase.

Depois de um período de tempo, uma grande abundância do DHT faz com que o folículo do cabelo se degrade e encurte a fase activa do cabelo. O folículo do cabelo irá encolher até ao tamanho em que ele nasceu, mas continuará vivo devido ao fluxo sanguíneo dos folículos que ainda não tiverem sido afectados. Assim o cabelo tem tendência a tornar-se muito fino e com pouca cor.

Outro factor que ocasiona a perda de cabelo é a grande quantidade de sebo no couro cabeludo. O Sebo contém uma grande quantidade de DHT, e entope os poros do couro cabeludo, causando má nutrição da raiz do cabelo. A quantidade de sebo está directamente relacionada com a quantidade de óleo no cabelo. Assim, a maioria dos médicos acreditam que uma boa higiene do couro cabeludo é fundamental para a saúde do seu cabelo.

Antigamente não se sabia ao certo a causa da calvície e também não se conhecia a cura. Hoje em dia, com o avanço da ciência, ja se tem excelentes soluções para parar com a perda de cabelo e até promover o crescimento e fortalecimento deles.
A causa e cura da calvície durante muito tempo, foi uma incógnita. Hoje em dia, com o avanço da ciência, encontram-se algumas boas soluções para abrandar, evitar a perda de cabelo e até promover o crescimento e fortalecimento deste.