quinta-feira, julho 13, 2006

Fases de crescimento do cabelo

O cabelo desenvolve-se a partir da raiz. Este desenvolvimento é feito por ciclos, sendo, essencialmente, distinguidas três fases:

Anagénese: corresponde ao período de crescimento activo do cabelo, que costuma durar entre três a seis anos, no couro cabeludo.

Catagénese: período de paragem de replicação das células do bulbo germinativo dos folículos, com uma duração de aproximadamente de três semanas.

Telogénese: pode durar até 3 meses e é a fase em que o cabelo morto migra no canal pilar e cai. O cabelo morto é, então, substituído por um pêlo novo, em anagénese.

No ser humano, cada cabelo está numa fase diferente, já que, se todos os cabelos estivessem na mesma fase, a cada final de um ciclo de crescimento haveria uma perda de cabelo total ficando o individuo calvo. Oitenta por cento dos cabelos estão na fase de crescimento (Anagénese), vinte por cento na fase de queda (Telogénese), e uma pequena porção na fase de repouso (Catagénese).
Assim, a perda diária de cabelos é variável entre as pessoas, exemplo: Imagine-se uma pessoa com cem mil fios de cabelos e que a sua Anagénese dure três anos, isto significa que a cada três anos esta pessoa troca todos os seus cabelos, tendo uma queda média de cem fios por dia.